17 NOV | Activisms in Docs: ‘Fotografar é dar Vida’ & ‘Vozes de Cantanhez’

Activisms in Docs
17 nov | 18h30
Largo Café Estúdio
‘Fotografar é dar Vida’ & ‘Vozes de Cantanhez’
2 projectos de fotografia participativa

A terceira sessão do ciclo sobre a temática a ser desenvolvida durante a I Conferência Internacional Ativismos em África, que decorrerá no LARGO Café Estúdio no dia 17 de novembro, apresentará dois projectos de fotografia participativa, ambos desenvolvidos na Guiné-Bissau.

Fotografar é dar Vida de Elisabete Monteiro e Daniel Meirinho

Um grupo de mulheres guineenses, felupes, mães, líderes quis utilizar a fotografia como forma de dar voz ao projecto ‘Anhacanau Adjanhau’, que tem como objectivo a redução das taxas de mortalidade materno-infantil e a capacitação de mulheres para a participação comunitária na gestão financeira dos serviços de saúde.

Vozes de Cantanhez de Joana Roque de Pinho

Em 2014, vinte e sete agricultores guineenses tornaram-se fotógrafos-investigadores e co-produziram uma exposição que partilha as suas imagens e histórias de alterações sociais e ambientais, positivas e negativas, dentro do Parque Nacional de Cantanhez, no sul da Guiné-Bissau. Assim nasceu a Associação Fotografos da Cabambol de Cafal.

vozes-de-cantanhez

A seguir à apresentação dos projectos, haverá o habitual espaço de conversa com Joana Roque de Pinho, Elisabete Monteiro, e Edson Embana.

Photo – projecto Fotografar é dar Vida

Photo – projecto Vozes de Cantanhez

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply