CPLP: uma Comunidade em Construção?

As medidas anunciadas na 11ª Cimeira da CPLP são audazes e nem todas obtiveram a atenção mediática necessária.

Na semana em que as eleições nos EUA ocupam a maior parte das notícias internacionais, parece-me importante voltar à reflexão sobre os resultados da Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). E porquê? Porque passaram discretamente nos meios de comunicação social portugueses e porque deixam antever um novo protagonismo para a sociedade civil no seio desta comunidade.

Pela primeira vez, saíram deste encontro, a 11ª Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo, orientações muito precisas para políticas ligadas diretamente ao exercício da cidadania e reforço da diplomacia e cooperação em áreas como o desenvolvimento sustentável, ciência, tecnologia e mobilidade dos cidadãos. Ao fim de 20 anos, a CPLP coloca o acento tónico na preocupação de envolver os seus concidadãos. O apelo parece quase ir ao encontro de uma mudança de nome, mantendo embora a sigla: Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa.

Ler mais no Jornal Económico.

Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, 2013, Photo by Ministério das Relações Exteriores / CC BY-ND 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply