26 SET | Manipulação de resultados desportivos na Europa

Manipulacao de Resultados Desportivos, as perceções dos agentes desportivos sobre esta realidade e o que pode ser feito para melhorar as práticas de denúncia, são temas a ser tratados no próximo dia 26 de setembro às 14h30 no Museu do Desporto.

A Convenção do Conselho da Europa para a Manipulação de Competições Desportivas entrou em vigor no passado dia 1 de setembro. Trata-se de um instrumento jurídico que promove a cooperação global no combate à manipulação de competições desportivas. Portugal foi um dos seis países que ratificou esta convenção, juntamente com a Suíça, Noruega, Itália, Ucrânia e Moldávia, cujos objetivos passam por prevenir, detetar e sancionar a manipulação nacional ou transnacional de competições desportivas nacionais e internacionais, bem como promover a cooperação nacional e internacional contra a manipulação de competições desportivas entre as autoridades públicas competentes, e entre as entidades envolvidas no desporto e nas apostas desportivas.

Venha saber mais sobre esta convenção, os atuais desafios da Ética Desportiva e a importância da denúncia, num contexto onde a realidade revela a prática do chamado Código de Silêncio.

Este evento é organizado pelo ISCTE-IUL e PNED-IPDJ e decorre no âmbito do projeto T-PREG, uma parceria europeia financiada pelo programa Erasmus+, visando a introdução de mecanismos de denúncia protegidos nas políticas anti-match fixing.

A participação neste evento confere 0,6 UCD para efeitos de revalidação do Título Profissional de TD ou TEF/DT.

A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia aqui.

Consulte o programa aqui.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply