4 NOV | As Eleições Presidenciais de 2016: os Estados Unidos num momento decisivo

O CEI-IUL organizou um Seminário de Estudos Internacionais dedicado às eleições Presidenciais nos Estados Unidos no dia 4 de Novembro no Auditório 0NE01 (ISCTE-IUL).

O Seminário contou com a presença de Jorge Argüello (antigo Embaixador da Argentina nos Estados Unidos) e Luís Nuno Rodrigues (Director, CEI-IUL), e foi moderado por Luís Fretes Carreras (Investigador, CEI-IUL).

Sobre o tema

O título do Seminário – ‘As Eleições Presidenciais de 2016: os Estados Unidos num momento decisivo’ – revela a importância do momento que atravessamos e a relevância (a nível nacional, mas também mundial) da escolha que saír deste acto eleitoral. Após vários meses de campanha eleitoral, a opinião pública tem-se revelado céptica em acreditar num resultado óbvio, pelo que o debate desta temática no âmbito deste tipo de iniciativas se torna fundamental para informar o público sobre as potenciais consequências da eleição de um ou outro candidato.

img_0926

Sobre os conferencistas

Jorge Argüello é um político e diplomata Argentino. Desempenhou o cargo de representante permanente da Argentina junto da ONU entre 2007 e 2011. Foi embaixador da Argentina junto do governo dos Estados Unidos entre 2011 e 2013. Foi também embaixador da Argentina junto do governo Português entre 2013 e 2015.

Luís Nuno Rodrigues é Director do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e doutorado em História Americana pela Universidade de Wisconsin-Madison. Desde 2013 é Editor do Portuguese Journal of Social Science. Foi também Visiting Professor na Brown University, Estados Unidos da América. As suas áreas de especialização são a História de Portugal do século XX, a História das Relações Internacionais e a História dos Estados Unidos da América.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luis Fretes Carreras

Associate researcher at CEI-IUL. Guest Auxiliary Professor at ISCTE-IUL. Former Ambassador of Paraguay to Portugal. Research interests: IR, democracy and transitions, latin-american studies.

Leave a Reply