Análise | Ataques de 11 de setembro: “Fim da lua-de-mel”

O sub-director e investigador do CEI-Iscte, Bruno Cardoso Reis, foi entrevistado pelo Diário de Notícias a propósito dos 20 anos dos ataques de 11 de setembro.

“O 11 de setembro teve um impacto dramático e trágico no imediato, desde logo pela escala do ataque, pela mortalidade que provocou e pela ideia de que poderia ainda ter sido muito pior, se grande parte das pessoas não tivessem sido retiradas. E teve um efeito imediato, acordar os americanos para uma certa ilusão de pós-guerra fria”, diz Bruno Cardoso Reis. “Falava-se muito do dividendo da paz e do fim da História, que a única grande potência era benévola e bem acolhida pelo resto do mundo. E no fundo o modelo ocidental de economia de mercado e democracia liberal era um modelo aceite por todos. Claramente, não era o caso e também não é verdade que se tivesse entrado num período de pacificação generalizada das relações internacionais”, prossegue.

Veja aqui o resto da intervenção.

 

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Foto de Wally Gobetz // Via Flickr

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Bruno Cardoso Reis

Researcher at CEI-IUL. PhD in International Security (King's College). Master in Historical Studies (Cambridge Univ.). Professor at ISCTE-IUL. Researcher at ICS-IUL and King's College.

Leave a Reply