MEDIA | Análise – Tensão entre Rússia e Ucrânia

Bruno Cardoso Reis, investigador e subdiretor do CEI, tem prestado análises, na SIC Notícias, sobre a tensão entre a Rússia e a Ucrânia.

“Bruno Cardoso Reis diz que o Presidente russo, Vladimir Putin, é o principal responsável pelo clima de tensão que se está a viver entre a Rússia e Ucrânia.

Na SIC Notícias, fala sobre a visita do chanceler alemão, Olaf Scholz, a Kiev e Moscovo, e os interesses da Alemanha, um dos maiores parceiros da Rússia na Europa.

Sobre a possibilidade de um ataque iminente, diz que Putin é o “principal responsável”, não só pelos militares russos concentrados na fronteira, mas também pelas manobras militares. “Há um clima deliberado de criar pressão.”

O investigador fala ainda sobre as possíveis estratégias dos Estados Unidos da América, a ironia de que, caso haja um ataque, a Ucrânia “não tem possibilidade de aderir à NATO a curto prazo” e as “enormes contradições” no discurso de Moscovo.”

Excerto retirado do site da SIC Notícias, veja o resto da intervenção aqui.

 

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Foto de Vladimir Putin Kremlin.ru via Wikimedia | CC BY 4.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leave a Reply