América Latina: Uma nova oportunidade

Muitos movimentos políticos ergueram-se em torno de personalidades com escassa densidade ideológica e perpetuaram-se para lá da morte dos criadores como construções políticas com vida própria.

Nos últimos anos, graças à subida do preço das matérias-primas, a América Latina ganhou músculo económico e peso político. O Brasil dos BRICS, a Argentina que recuperava da ferida aberta representada pela crise de 2001/2003 e a retórica de emancipação de países como o Equador e a Bolívia projectaram a imagem de um espaço que pretendia afirmar-se politicamente em relação ao Norte. A entrada em cena da China permitiu diversificar os grandes parceiros económicos, pondo fim ao duopólio de espanhóis e norte-americanos, e consolidar uma ideia de autonomia. No entanto, a quebra dos preços da energia e dos alimentos, que teve início em 2013, fez-se sentir em vários países da região, evidenciando a sua dependência em relação ao sector primário.

A última crise latino-americana também demonstrou que os sistemas políticos da região não estão tão consolidados como os anos da bonança poderiam fazer pensar. Com excepção do Uruguai e do Chile, as democracias da América Latina não conseguiram erguer sistemas de partidos estáveis e ideologicamente organizados. O caudilhismo está presente em boa parte destes países. Muitos movimentos políticos ergueram-se em torno de personalidades com escassa densidade ideológica e perpetuaram-se para lá da morte dos criadores como construções políticas com vida própria. Que o digam os herdeiros de Juan Domingo Perón, presidente da Argentina em duas ocasiões, que vão da extrema-esquerda ao ultra-conservadorismo. A política argentina faz-se há mais de cinquenta anos de uma luta quase permanente entre o peronismo e o anti-peronismo, seja o peronismo sinónimo de ultra-liberalismo (governos de Carlos Menem) ou de intervencionismo estatal (governos de Nestor e de Cristina Kirchner).

Leia o artigo completo no site do jornal ECO.

Rio de Janeiro, Brazil. Photo by Jaime Spaniol / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply