Artigo de Opinião | “Acabar com a guerra sem fim”

Outra guerra sem fim está prestes a terminar com a espetacular retirada das forças americanas do Afeganistão. A situação está a impedir os líderes americanos de declararem vitória, como o ex-presidente George W. Bush fez no caso do Iraque, antes de o Estado Islâmico começar realmente a matar toda a gente em todo o lado, no Iraque e na Síria.

A verdadeira história da retirada é muito simples. Os cidadãos americanos estão fartos das histórias sobre os seus soldados a defenderem o país nas remotas montanhas de Tora Bora. Já não funciona e toda a história teve de ter um fim. Os estrategas em Washington chegaram obviamente à conclusão de que o preço da retirada dos EUA é menor do que no caso de uma guerra prolongada. Esse é o ponto principal: todas as consequências desta decisão serão pagas pelos americanos, mas também pelos aliados afegãos e, no final, pelo povo daquele país.

A conclusão é simples. A liberdade e a democracia não podem ser conquistadas por forças externas, independentemente do seu poder. Têm de ser alcançadas pela população local e se ela não for capaz de o fazer, tudo tem de desmoronar a certa altura.

A base aérea mais conhecida dos Estados Unidos no Afeganistão, Bagram, perto de Cabul, foi abandonada durante a operação secreta até mesmo para os aliados americanos no país. Mesmo que seja compreensível, do ponto de vista da segurança, o motivo pelo qual essa operação foi realizada em sigilo, não deixa de ser simbólico que o centro mais importante da presença norte-americana nos últimos 20 anos tenha sido abandonado da forma como foi relatado. As forças afegãs assumiram o controlo da base com mais de 700 veículos e outros equipamentos, tentando desesperadamente assumir o controlo da base o mais rapidamente possível, para que esta voltasse a funcionar.

Continue a ler o artigo no Diário de Notícias.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador. 
Via Hippo Px | Creative Commons Zero - CC0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mirko Stefanovic

Reseacher at CEI-IUL. Associate Professor at Law School of University NOVA in Lisbon. A Lawyer by education, he served as State Secretary and General Secretary at the Ministry of Foreign Affairs of Serbia. Between 1992 and 2001 he was Ambassador of Yugoslavia in Israel and between 2011 and 2015 he was Ambassador of Serbia in Portugal.

Leave a Reply