As oscilações da nova extrema-direita na União Europeia

O investigador do CEI-IUL, Riccardo Marchi, foi ouvido pelo Expresso para comentar as oscilações da nova extrema-direita na União Europeia com especial enfoque nos resultados das recentes eleições legislativas em Espanha, nas quais o partido de extrema-direita Vox obteve um resultado expressivo.

O investigador afirma que “nos últimos 25 anos, pelo menos, há partidos de extrema-direita com êxitos fulgurantes, mas também quedas abruptas, como o Grande Roménia; há os que subiram, desceram e voltaram a subir, como a italiana Liga; há partidos que alcançaram boas percentagens eleitorais, mas a partir daí estagnaram, como o Partido da Liberdade, de Geert Wilders, na Holanda”, mas ainda assim não vê Portugal em risco: “a entrada do Vox no Parlamento espanhol quebrou o mito da Península Ibérica imune à extrema-direita, mas não creio que haja um efeito direto entre o sucesso de Vox e a subida da extrema-direita em Portugal”.

Leia o artigo no site do Expresso.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Geert Wilders / foto de Peter van der Sluijs / CC BY-SA 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Riccardo Marchi

Post-doctoral researcher at CEI-IUL. PhD in Modern and Contemporary History (ISCTE-IUL). Research interests: right-wing radicalism (political thought, parties and movements) and the relations between States and radical organizations in contemporary Europe.

Leave a Reply