As Perspetivas do Médio Oriente

O Médio Oriente, uma das regiões mais turbulentas do mundo, passa há anos por crises, violência e guerras. As tensões são geradas localmente, inclusive por controvérsias relacionadas com a sua história moderna, mas também pelo desejo das grandes potências regionais e mundiais de obterem mais influência do que já possuem.

Geralmente, a explicação reside no facto de o Médio Oriente possuir reservas enormes de petróleo e qualquer disrupção na sua exploração resultar no aumento do envolvimento dos países mais poderosos do mundo. Em parte, isso está correto, mas não representa o quadro completo.

A morfologia política do Médio Oriente de hoje foi definida após a Primeira Guerra Mundial, quando o Império Otomano perdeu os seus territórios e o mundo árabe foi dividido em Estados com mais ou menos independência. Ao mesmo tempo, o processo de formação das nações começou em paralelo com o traçar de novas fronteiras, mas sempre com alguma insatisfação resultante das soluções escolhidas. As grandes potências desempenharam o papel mais importante nesse processo, tentando comprar a paz aos líderes locais ou impostos com as concessões territoriais, nível de independência e muitas promessas ocas.

O processo de chegada da população judaica ao Mandato Britânico da Palestina (durante os tempos da Liga das Nações, a Palestina era governada pelo Reino Unido) foi outro fator. Foi, por vezes, usado por muitos como o elemento de unificação da população local no sentido negativo, cultivando a ilusão de que o futuro Estado judeu poderia ser rejeitado e “empurrado para o mar”, como costumavam dizer alguns líderes árabes.

Continue a ler o artigo no site do DN.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Gaza / Foto de Al Jazeera English / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mirko Stefanovic

Reseacher at CEI-IUL. Associate Professor at Law School of University NOVA in Lisbon. A Lawyer by education, he served as State Secretary and General Secretary at the Ministry of Foreign Affairs of Serbia. Between 1992 and 2001 he was Ambassador of Yugoslavia in Israel and between 2011 and 2015 he was Ambassador of Serbia in Portugal.

Leave a Reply