Ativismo: ‘Rebeldes’ com uma causa

Todos nós temos um sonho. Um sonho em que os direitos humanos são respeitados, as crianças não morrem de fome, as mulheres são tratadas com dignidade, os homossexuais não são discriminados, em que a justiça é justa… É preciso transformar sonhos em realidades e essa é a missão dos ativistas que procuram promover a mudança em contextos de injustiça, desigualdade e desumanidade.

‘Activisms in Africa’ é uma iniciativa montada por um grupo de investigadores do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL em parceria com outras instituições. Uma ideia que se transformou num projeto a longo prazo. Se na conferência internacional foi possível reunir investigadores, ativistas, profissionais do terreno, representantes das artes, das ONG’s, e associações que trabalham diretamente com as populações em território africano e nacional, hoje as iniciativas multiplicam-se e a rede do ativismo em África promete manter o tema em debate.

No Largo Café Estúdio, no Intendente, uma vez por mês, reuniram-se já algumas dezenas de pessoas para debater temas diversos suscitados pela apresentação de um documentário e os comentários de um especialista que define o mote da discussão. O programa de debates Activisms in Docs tem programação de março a dezembro de 2017, no mesmo local, e estão já elencadas várias outras iniciativas que permitirão constituir uma rede de investigação.

Leia o artigo completo no site de notícias do ISCTE-IUL.

Luaty Beirão. Photo by ISCTE-IUL / All rights reserved.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply