CfP Cadernos Estudos Africanos | Rupturas e continuidades: as memórias da luta de libertação de Angola

A revista Cadernos de Estudos Africanos, editada pelo CEI-IUL, abre chamada para artigos para um novo caderno temático: “Rupturas e continuidades: as memórias da luta de libertação de Angola”

Call for Papers “Rupturas e continuidades: as memórias da luta de libertação de Angola”

Coordenadores: Vasco Martins e Miguel Cardina, CES-CROME

O estudo sobre a produção de memórias das lutas e guerras de libertação nos países africanos de língua oficial portuguesa é ainda tema largamente inexplorado, especialmente se comparado com contextos anglófonos ou francófonos. De natureza essencialmente política e refletindo muitos dos arranjos sociopolíticos ocorridos ao longo do tempo, estas memórias oficiais, sociais e individuais fogem a pretensas inflexibilidades narrativas, revelando características orgânicas e elásticas que se tornam frequentemente controversas. Mobilizadas em períodos, lugares e contextos distintos, por diferentes actores e grupos sociais com fins particulares, as memórias da luta de libertação de Angola são frequentemente invocadas em debates políticos em permanente evolução e mutação, conectando e contrastando histórias e legados, locais e pessoas. Coordenado pelo projecto CROME – Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio, este número especial convida à submissão de artigos que explorem de forma diacrónica as relações de poder na memória da luta de libertação de Angola.

Nesta edição dos Cadernos de Estudos Africanos pretendemos debater as invisibilidades e os silêncios, as mutações, rupturas e continuidades das memórias e legados da luta e guerra de libertação de Angola. Incentivamos a submissão de contribuições que analisem através do tempo e do espaço as narrativas, controvérsias e silêncios em referência às figuras, movimentos, sítios e acontecimentos, entre outros elementos, inserindo-os entre as concordâncias e controvérsias da história política contemporânea de Angola. As contribuições, em inglês ou em português, deverão ser enviadas para vascomartins@ces.uc.pt até ao dia 15 de Outubro de 2020.

As normas de publicação estão disponíveis em: https://journals.openedition.org/cea/240

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply