China, essa desconhecida

Desde há 500 anos que Portugal e China beneficiam por se entenderem e de alguma forma saberem estar perto, estando longe. Se foram complementares entre comércio regional e transoceânico em tempos idos, porque não poderão agora entender-se?

Assinalam-se este ano os 40 anos das relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China e os 20 anos sobre a transferência de soberania de Macau do primeiro para o segundo país. Contudo, a China mantém-se, em geral, como uma desconhecida no nosso país. Exceto algumas notícias esporádicas, pouco se sabe deste país com o qual Portugal tem mais de cinco séculos de relações, se bem que mediadas através de Macau, desde a sua fundação como território administrado por Portugal.

Com a presença portuguesa neste enclave da China, Macau tornou-se não só no mediador entre estes dois países distantes, como também o território onde se desenvolveu todo o conhecimento português sobre a China. A sinologia portuguesa está largamente ligada a Macau e parte do resultado desse conhecimento ali ficou, não tendo circulado até Portugal. Pelo território passaram intelectuais ilustres, alguns que acabaram por regressar a Portugal, mas que nunca encontraram interesse na receção do conhecimento que tinham adquirido por aquelas longínquas paragens. Para além de alguns ensaios e peças literárias pejadas de exotismo, tanto o interesse oficial como a atenção do público leitor português foram diminutos.

Ainda muito ligados ao sonho das descobertas e a um passado dourado pelo mar e pelas gentes distantes, os portugueses foram festejando a chegada à China, os primeiros contactos, mas pouco mais. Desta forma, justifica-se que mesmo durante o período da transição e quando se adivinhava a necessidade de salvaguardar a memória dos contactos luso-chineses, da parte portuguesa continuasse a existir a preferência por determinadas épocas relativamente a outras. Assim, celebraram-se e estudaram-se as décadas desde a ocupação de Macau, em 1557, até cerca do século XVIII.

Os séculos XIX e XX ficaram de fora, como parentes pobres e mal estudados, por não corresponderem a períodos de glória nem de Portugal nem da China. Estes dois séculos representaram períodos em que Portugal e China estão acicatados por sucessivas humilhações e perdas de influência internacionais. Contudo, constituem um período extraordinário de contactos e transferências de conhecimento entre os dois países. A tecnologia facilitava agora a deslocação das pessoas e entre Cantão e Macau florescia um novo entendimento entre os dois países.

É neste período que é criado o Expediente Sínico de Macau, uma instituição de referência sobre o conhecimento português sobre a China. É também o período em que Macau perde a sua hegemonia como entreposto ocidental, sendo substituído por Hong Kong. Mas também é o momento em que se estreitam laços, informações entre intelectuais e políticos, surgindo novos projetos editoriais e um novo entreolhar entre revolucionários republicanos portugueses e chineses.

Apesar da memória negativa deste período para ambos os países e mesmo para Macau, a verdade é que muita da proximidade que hoje existe e até alguma facilidade de interação entre portugueses e chineses se deve a esta época, que permitiu estreitar laços informais. Contudo, mantém-se o desconhecimento sobre a China que parece ter agora surgido na vida portuguesa e, sobretudo, associada aos novos investimentos na economia portuguesa e ao seu reforço, dada a recente intervenção externa no nosso país no seguimento da crise financeira. Mas afinal que país é este?

Leia o artigo no site d’O Jornal Económico.

Rua do Cunha, Macau / foto de Ming-yen Hsu / CC BY-ND 2.0

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply