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Como Num Filme

Em sociedades ditas democráticas, o mundo do espetáculo não tem de assumir o papel de único ou principal indutor da oposição ao autoritarismo e ao uso discricionário do poder.

A cerimónia dos Óscares e o Carnaval ocuparam parte da agenda mediática da semana. Foram as notícias mais faladas na área internacional dos media portugueses. Isto poderia levar-nos a várias reflexões. Na realidade quer dizer que o mundo do espetáculo e da catarse tendem a sobrepor-se cada vez mais às vivências quotidianas dos indivíduos. O expectável é que os corsos carnavalescos critiquem os factos políticos e os comportamentos sociais, e que a indústria do cinema faça o papel de opositor político.

Esta situação seria entendível numa sociedade condicionada na sua democracia e na participação cidadã. Em sociedades ditas democráticas, e apesar da necessidade de momentos de catarse, o mundo do espetáculo não tem de assumir o papel de único ou principal indutor da oposição ao autoritarismo e ao uso discricionário do poder.

Nos dias de hoje, e condicionadas também por lógicas de mercado, as indústrias cinematográfica e carnavalesca obedecem a princípios de sobrevivência que as afastam da pureza do debate ideológico ou da simples reivindicação por mais e melhores direitos humanos e sociais. Acresce a isto a natureza da própria arte e performance que, estando ligada à realidade – e, inúmeras vezes, superando-a e antecipando-a –, tem por base a fruição estética e não o permanente combate social.

Leia o artigo completo no site d’O Jornal Económico.

Marvin Hamlisch, receiving three Academy Awards, with Donald O'Connor, Debbie Reynolds and Cher Bono. Photo by AP Wirephoto / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.