Coronavírus gera tensão entre Pequim e Washington

O investigador e subdiretor do CEI, Bruno Cardoso Reis, foi ouvido pelo Jornal i a propósito do impacto internacional da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Comentando em particular as relações entre os Estados Unidos e a China, o investigador afirmou que o afastamento e troca de acusações entre os dois países têm como consequência o crescimento de comportamentos xenófobos e racistas, que levam, por sua vez, à marginalização de certos grupos.

Como afirma o investigador, “o próprio Presidente Trump acabou por se sentir obrigado a vir esclarecer, que o facto de se referir. ao “vírus chinês”, não queria dizer que se devesse culpar os americanos de origem chinesa.”

Leia o artigo no site do Jornal i.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Photo by Martin Sanchez on Unsplash

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Bruno Cardoso Reis

Researcher at CEI-IUL. PhD in International Security (King's College). Master in Historical Studies (Cambridge Univ.). Professor at ISCTE-IUL. Researcher at ICS-IUL and King's College.

Leave a Reply