Sociedade das Nações (1920-1946): Promessas e Legados

Para quem não pôde visitar a exposição alusiva ao centenário da Sociedade das Nações, inaugurada na Biblioteca Nacional de Portugal em janeiro de 2020, cem anos após a sessão inaugural do Conselho da SDN, e com conclusão inicialmente prevista para 24 de abril, Dia Internacional do Multilateralismo e Diplomacia Pela Paz, a mesma foi prorrogada até 27 de junho.

No entanto, dado o cenário de pandemia e incerteza de reabertura da Biblioteca Nacional, a equipa envolvida no projeto – que inclui o investigador e subdiretor do CEI Bruno Cardoso Reis – criou um website em colaboração com o Laboratório de Humanidades Digitais do IHC dedicado à coleção digital «Sociedade das Nações (1920-1946): Promessas e Legados».

Sobre o projeto

A coleção digital «Sociedade das Nações (1920-1946): Promessas e Legados» inicia-se com uma pequena seleção de documentos provenientes de diversas instituições que podem ser vistos in loco na Exposição que, em Lisboa, marca os 100 Anos do Multilateralismo, de 21 de janeiro a 27 de junho de 2020. Integra-se num projeto mais vasto, ainda em fase exploratória, envolvendo o IHC-NOVA FCSH, o IDI-MNE e os United Nations Library and Archives at Geneva, com a colaboração do Lab_HD. Consiste na identificação, tratamento, digitalização e disponibilização, por um lado, de documentação sobre a Sociedade das Nações presente em arquivos e bibliotecas portugueses, e, por outro lado, de documentação sobre Portugal e os Portugueses na Sociedade das Nações existente em arquivos de múltiplas geografias. O objetivo é contribuir para colocar tanto uma como outra no mapa da investigação transnacional sobre a primeira organização multilateral do século XX.

Visite a coleção digital no site do projeto.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Bruno Cardoso Reis

Researcher at CEI-IUL. PhD in International Security (King's College). Master in Historical Studies (Cambridge Univ.). Professor at ISCTE-IUL. Researcher at ICS-IUL and King's College.

Leave a Reply