Criar Futuro no CEI-IUL | Desafios e oportunidades do século XXI

O CEI-IUL recebeu, na semana de 8 a 12 de julho, um grupo de 9 alun@s do ensino secundário para realizarem um estágio científico multidisciplinar, sob a égide da temática “Quais os desafios e oportunidades do século XXI?”, acompanhado pel@s investigador@s David Ferreira, Inês Marques Ribeiro, Joana Roque de Pinho, Mónica Canário, Ricardo Falcão, e Sofia Martins Geraldes.

Sobre a iniciativa Criar Futuro

Este programa já decorre há vários anos (anteriormente com o nome “Ocupação Científica dos Jovens nas Férias”) e pretende promover, durante uma semana, um estágio num centro de investigação dirigido a alunos do ensino secundário.

Em convergência com os princípios de promoção do ensino experimental das ciências e de atração dos jovens para carreiras de natureza científica, a Ciência Viva dinamiza, desde 1997, um programa de estágios de jovens do ensino secundário em laboratórios e instituições de investigação científica.

A Criar Futuro desenrola-se durante o período de férias escolares de Verão para permitir aos alunos uma aproximação prolongada e efectiva à realidade do trabalho de investigação científica.

Mais informação no site do programa Ciência Viva.

Quais os desafios e oportunidades do século XXI?

Partindo de questões como: Queres saber quais os desafios políticos atuais da nossa sociedade? Porque estão alguns países a bater recordes de temperaturas baixas quando o planeta está a aquecer? Sabias que ainda existe mutilação genital feminina em Portugal? O que são os movimentos de populismo e o que implicam? Quais são os perigos do Ciberespaço? Neste estágio pretendia-se dar uma ideia global de possíveis respostas a estas e outras perguntas e dar a conhecer alguns dos temas mais debatidos da atualidade como o Racismo, as Migrações, o Género, as Alterações Climáticas, o Terrorismo e a Cibersegurança, e os desafios que a União Europeia tem enfrentado mais recentemente, como o aumento dos movimentos de populismo.

Ao longo de uma semana, @s investigador@s do CEI-IUL procuraram demonstrar, em diversos módulos, como é que os Estudos Internacionais e a investigação podem ter um papel ativo na procura de soluções e promoção de maior conhecimento destes temas. Através de debates, e de um pequeno projeto de investigação desenvolvido ao longo das sessões, @s estudantes apresentaram possíveis respostas a estas questões.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply