Dia Internacional da Tolerância Zero para a Mutilação Genital Feminina

O dia 6 de fevereiro foi considerado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Tolerância Zero para a Mutilação Genital Feminina. O corte/mutilação genital feminina é ainda uma prática com grande peso cultural em certos países Africanos. Hoje em dia, afeta anualmente cerca de 200 milhões de mulheres e só em Portugal, em 2016, foram registados 80 casos. Em Portugal, os números têm vindo a diminuir ao longo dos anos o que demonstra que as acções que têm sido levadas a cabo, quer de sensibilização das comunidades, quer de formação de profissionais de diversas áreas, têm tido resultados.

A eliminação desta prática está considerada na agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que exige a protecção dos direitos humanos para todas as mulheres e jovens, e têm sido feitos diversos esforços neste sentido. O CEI-IUL foi parceiro no projecto Europeu “Programa Académico Multissectorial para Prevenir & Combater a Mutilação Genital Feminina” que terminou no passado dia 31 de janeiro e produziu materiais importantes para a sensibilização da sociedade e formação de profissionais, como um Guia de Formação Académica Multissectorial sobre Corte/MGF e publicação das atas dos Seminários Internacionais que decorreram no âmbito deste projeto. Foi também publicado recentemente um Guia Interativo sobre este tema que pretende expandir a inclusão da temática nos currículos de aprendizagem académica e aumentar assim a acessibilidade e divulgação desta informação. Toda a informação deste projeto internacional que decorreu ao longo de 2 anos pode ser consultada no site do consórcio.

 

Image by United Nations

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply