Equilíbrio no Médio Oriente

Tudo o que é virado de pernas para o ar, dificilmente se manterá de pé.

Pelo menos, a longo prazo. Esse o aspecto que o Médio Oriente hoje apresenta , tentando ajustar-se ao novo equilíbrio, criado pela administração norte-americana. Durante algum tempo o cenário pode parecer prometedor, porque qualquer tipo de cooperação entre Israel e os Estados árabes tem aspectos positivos importantes. Mas se tentarmos qualquer análise mais profunda, muitas perguntas ficarão sem resposta.

A situação é bem conhecida de qualquer pessoa familiarizada com a extremamente complexa rede de relações estabelecida entre Israel e alguns Estados muçulmanos.

A tecnologia avançada, detida por Israel, é em muitos casos necessária aos opositores oficiais do Estado judaico, que secretamente têm vindo a cooperar a nível empresarial e de segurança.

A cerimónia realizada no jardim da Casa Branca em Washington, há alguns dias, foi organizada como uma extensão dos tratados de paz que Israel assinou há muito com o Egito (1979) e Jordânia (1994). Tudo com a mediação dos Estados Unidos. Torna-se óbvio que há algumas necessidades especiais do lado americano em todos estes acontecimentos e que essas necessidades são cada vez mais importantes em comparação com tudo o mais à medida que se aproxima o dia da eleição presidencial. É algo que temos de esperar e ter em consideração, mas mesmo esse facto deve deixar algum espaço aos outros grandes participantes nesta cerimónia de celebração do acordo se quisermos ter resultados válidos a longo prazo.

Continue a ler o artigo no site do DN.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Photo by Thor Schroeder on Unsplash

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mirko Stefanovic

Reseacher at CEI-IUL. Associate Professor at Law School of University NOVA in Lisbon. A Lawyer by education, he served as State Secretary and General Secretary at the Ministry of Foreign Affairs of Serbia. Between 1992 and 2001 he was Ambassador of Yugoslavia in Israel and between 2011 and 2015 he was Ambassador of Serbia in Portugal.

Leave a Reply