O valor do passado

Numa época em que tanto se discute a memória e o impacto do passado no presente, vale a pena pensar qual o valor que realmente atribuímos ao passado.

Numa época em que tanto se discute a memória e o impacto do passado no presente, vale a pena pensar qual o valor que realmente atribuímos ao passado. Será uma fonte de ensinamentos para o futuro? Será que todos olhamos o passado na perspetiva da memória coletiva ou no esquecimento coletivo? Olhamos e reconstruímos o passado da mesma forma? Até que ponto o passado constrange a forma como agimos no presente? Provavelmente, muitos de nós já se confrontaram com todas estas questões, quando tentamos interpretar o presente.

O valor do passado oscila, é bem verdade, mas é sempre uma referência ao comportamento presente e futuro. Quando falamos que algum facto, evento ou situação não se poderá repetir, estamos sempre, mesmo que negativamente, a balizar algo pela experiência passada. Assim sendo, o passado está tão presente nas nossas vidas que nos esquecemos da sua importância ou como analiticamente este pode prover auxílio nas decisões do presente.
Este texto é, pois, uma reflexão sobre o papel do passado nos desafios do presente.

Continue a ler o artigo no site do Jornal Económico.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Photo by Laura Fuhrman on Unsplash

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply