13 ABR | Seminário Internacional “Imprensa Periódica e Cidades-Porto: criação de conhecimento, representações e redes”

No dia 13 decorre o Seminário Internacional “Imprensa Periódica e Cidades-Porto: criação de conhecimento, representações e redes”, organizado pelas investigadoras Cátia Miriam Costa do CEI-IUL e Olívia Pestana do CITCEM da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

O seminário decorre a partir das 9h00 na Sala de Reuniões da FLUP (piso 2), com entrada livre. Consulte aqui o programa.

Sobre o seminário

As cidades-porto constituíram eixos dinâmicos dos territórios nacionais e destacaram-se pela sua abertura ao exterior, pela transação de mercadorias, pela receção da novidade e pelas trocas de ideias. Foram também espaços privilegiados para novas experiências tecnológicas e para a fundação de novos projetos económicos, científicos, sociais e políticos. Destacaram-se enquanto territórios privilegiados para o estabelecimento de redes de conhecimento e através dessas redes mantiveram o contacto com geografias distantes. A produção intelectual aí sediada é assinalável e a imprensa periódica, de informação geral ou especializada, enquanto indústria da informação ao serviço dos novos projetos políticos, científicos e económicos, encontra nas cidades-porto um espaço para o seu florescimento.

O seminário internacional “imprensa periódica e cidades-porto: criação de conhecimento, representações e redes” pretende reunir investigadores que trabalham estas temáticas, permitindo a criação de um espaço de debate multidisciplinar, envolvendo investigadores de áreas científicas como a comunicação, a informação, a história, a literatura e as relações internacionais. O objetivo é analisar esta relação entre imprensa periódica e cidades-porto e a forma como estes espaços urbanos potenciaram projetos de formação de opinião e debate público, bem como originaram nova informação especializada.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply