MEDIA | Declarações de Volodymyr Dubovyk na mesa-redonda ‘A Guerra na Ucrânia’

As declarações de ontem do diretor e investigador do Centro de Estudos Internacionais de Odessa, Volodymyr Dubovyk, mereceram destaque nos media portugueses.

A mesa-redonda ‘A Guerra na Ucrânia’, organizada pelo CEI-Iscte em parceria com a ESPP, contou com a presença, via zoom, do investigador Volodymyr Dubovyk.

“O diretor do Centro de Estudos Internacionais de Odessa, Volodymyr Dubovyk, defendeu hoje que o Kremlin foi fortemente surpreendido pela resistência da sociedade à ofensiva terrestre e aérea das forças russas.

“Está a ser uma grande surpresa para Moscovo que a população ucraniana esteja a resistir — e que esteja a ser bastante bem-sucedida”, disse o académico, intervindo por videoconferência a partir daquela cidade portuária do sudoeste da Ucrânia numa mesa-redonda organizada pelo Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, em Lisboa.

Como Kiev não capitulou ao fim de dois ou três dias, como o Presidente russo, Vladimir Putin, previa, “agora, as forças russas estão a tentar infligir o máximo de dor, o máximo de sofrimento à população para conseguirem obter concessões, o que está a causar um sentimento muito profundo de ira em relação à Rússia”, assente na ideia de que se trata de “uma guerra injusta”, sustentou Volodymyr Dubodvyk.”

Excerto retirado do site da RTP (via Lusa). Aceda aqui para ler o artigo completo.

Foto via Flickr de Oleksandr Ratushnyak /UNDP Ukraine

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leave a Reply