O fim do sonho americano

O sonho americano desvaneceu-se, mas as suas contradições e promessas ainda agitam o mundo que segue atentamente o que ali se passa. Essa capacidade de liderança ainda faz dos EUA uma superpotência. Todavia, uma superpotência cujas contradições são cada vez mais visíveis.

Os Estados Unidos da América, a par da China, tem sido o país com mais ressonância mediática. Esta situação resulta não só de ser a superpotência mundial, mas também porque o seu papel interno e externo está a ser questionado. Nisso, Estados Unidos e China têm em comum o facto de a pandemia e as mudanças globais que se avizinhavam estarem já a produzir os seus impactos, criando insatisfação ao nível interno e reforço de posicionamento ao nível externo.

A pandemia, com efeitos devastadores na saúde pública, e a inépcia inicial das autoridades geraram um incremento do descontentamento interno. O assassinato de George Floyd tocou feridas antigas, exacerbadas pela situação interna, caracterizada pelo aumento do desemprego e do descontentamento com algumas políticas públicas. Os tumultos que se lhe seguiram e alastraram ao resto do mundo testemunham esse descontentamento. Esta propagação mostra como os Estados Unidos ainda são a superpotência mundial, capaz de influenciar internacionalmente os outros países, fazendo sair à rua em tempo de pandemia milhares de pessoas.

Esse poder ainda lá reside. É curioso ver como em todos os países se repercutiram os protestos, embora a situação tivesse ocorrido nos Estados Unidos. Raras foram as manifestações frente às embaixadas norte-americanas, transportando o protesto para as realidades nacionais, apesar das especificidades de cada país. Por exemplo, a presença multiétnica não é idêntica em todos os países onde houve manifestações, nem no seu volume demográfico, nem na sua constituição, nem no impacto que tem na sociedade local.

Continue a ler o artigo no site d’O Jornal Económico.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Donald Trump / foto de White House / domínio público

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply