Oliver Stuenkel e a Nova Ordem Mundial: Entrevista no DN

O investigador Oliver Stuenkel – que proferiu recentemente a palestra de abertura do Mestrado em Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, a convite do CEI-IUL – foi entrevistado pelo Diário de Notícias sobre a nova ordem mundial multipolar pós-ocidental motivada pela emergência dos BRICs.

Excerto:

A China é claramente, dos BRICS originais, um dos que mantém o fulgor. A Índia também. Continua a fazer sentido falar dos BRIC? O próprio Jim O”Neill disse que, um dia, devíamos falar só de IC, Índia e China, deixando cair os outros.

É, a economia chinesa é maior que a economia dos outros BRICS em conjunto. Então, claramente, existe lá a China como a principal potência emergente. Os outros não se comparam ainda, apesar de a Índia estar em torno de 20 anos atrás da China, ou seja, daqui a 20 anos a gente terá outra grande potência. O que prova também o quão grande será a Ásia, porque temos duas grandes potências lá junto. O grupo faz muito sentido do ponto de vista político, porque os outros querem ter acesso direto à China. Mas é verdade que o fenómeno de deslocação de poder, acima de tudo, é simbolizado pela Índia e pela China. Isso, sem dúvida“.

A entrevista pode ser lida na íntegra aqui.

BRICs Summit, Photo by Roberto Stuckert Filho / CC BY 3.0 BR

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply