Projeto Sondagens ICS/ISCTE: comportamentos políticos em Portugal

O projeto Sondagens ICS/ISCTE é uma colaboração entre o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e o grupo Impresa Publishing SA.

Esta colaboração visa a recolha, tratamento e divulgação de dados sobre as atitudes e os comportamentos políticos da população portuguesa, através da realização de estudos de opinião (sondagens), com aplicação de inquéritos a amostras representativas, ao longo do ano de 2019.

Quer o ICS-UL quer o ISCTE-IUL têm uma longa tradição de colaboração em projetos nacionais e internacionais. Os seus investigadores são responsáveis por múltiplas publicações académicas que utilizam dados resultantes de grandes inquéritos de âmbito nacional e europeu. Por outro lado, a Impresa Publishing SA, especialmente através do jornal Expresso e da SIC, tem também uma longa tradição de cobertura e tratamento jornalísticos de dados resultantes de estudos de opinião.

Neste momento particularmente exigente do ponto de vista da qualidade da democracia em Portugal e na Europa, pretende-se, com o projeto agora lançado, contribuir para um melhor conhecimento do estado da opinião pública portuguesa.

No âmbito deste projeto, foi criado um website através do qual é possível aceder a análises aprofundadas e transparentes dos dados resultantes dos estudos, permitindo a consulta fácil de todos os resultados. Após um breve período de embargo, será possível também aceder livremente aos próprios microdados (totalmente anonimizados), que ficarão assim disponíveis a todo o público interessado.

A equipa responsável pela elaboração dos questionários, acompanhamento do trabalho de campo e análise dos dados é constituída por Alice Ramos, Marina Costa Lobo, Miguel Pereira, Paula Vicente, José Santana Pereira e Pedro Adão e Silva, com coordenação de Pedro Magalhães.

Consulte o website do projeto em https://sondagens-ics-ul.iscte-iul.pt

Photo by Element5 Digital on Unsplash

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply