Projeto T-PREG na Semana Europeia do Desporto 2018

O projecto Training on Protected Reporting for Professional and Grassroots Sport (T-PREG), coordenado ao nível Internacional pelo Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL (CEI-IUL), aproveitou a Semana Europeia do Desporto, iniciativa organizada pela Comissão Europeia, para desenvolver entrevistas e focus groups com atletas olímpicos portugueses. A atividade foi realizada com a colaboração do Comité Olímpico (parceiro oficial do projeto T-PREG) e do Núcleo de Atletas Olímpicos.

Neste caso, as atividades formam parte da fase inicial do projecto, que tem como objectivo a recolha de dados sobre perceções, atitudes e evidências dos atores desportivos sobre proteção de denunciantes e denuncias relacionadas com casos de manipulação de resultados.

O projecto T-PREG, financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia, tem como objetivo avaliar os sistemas de denúncias existentes na Europa, definir as melhores práticas e realizar formações para criar uma melhor proteção aos denunciantes. O projeto é desenvolvido em parceria com instituições de Itália (Universidade Católica de Milão, Comité Olímpico Italiano, e Ministério dos Desportos), Espanha (Universidade Autónoma de Madrid), Bélgica (KU Leuven University e ESSA – Sports Betting Integrity), Eslovénia (Trasnparency International Slovenia) e Portugal (Comité Olímpico de Portugal e Instituto Português do Desporto e a Juventude).

A Semana Europeia do Desporto, que decorreu entre 22 e 29 de setembro, é uma iniciativa lançada pela CE em 2015 e procura motivar a atividade física como motor de uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

As conclusões da fase inicial de recolha de dados e evidencias do projeto T-PREG serão apresentadas num evento a realizar em Bruxelas, agendado para 20 e 21 de novembro.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply