Um ano com Trump

Muitas vezes criticado (sobretudo a partir do exterior), o sistema político norte-americano reagiu e demonstrou que tem instrumentos para prevenir abusos de poder.

chegada de Donald Trump ao poder e a campanha eleitoral precedente constituíram uma ruptura clara com os crescentes critérios de escrutínio que marcaram a política dos Estados Unidos das últimas décadas. A comunicação social abriu uma caixa de Pandora quando passou a tratar o candidato republicano como uma figura de entretenimento para subir as audiências e não como um político comum. Pouco a pouco, a coerência transformou-se num pormenor e a opacidade nas finanças pessoais tolerada. Uma pequena parte dos escândalos que afectaram, primeiro, o candidato e, depois, o presidente, teriam sido suficientes para derrubar vários políticos: ligações com os serviços de informações russos, pressões sobre o director do FBI e promiscuidade entre os negócios privados familiares e o cargo público desempenhado. Se tivermos em conta que, por muito menos, Bill Clinton se viu a braços com um processo de destituição, teremos noção da imunidade que parece rodear Trump.

Em termos substantivos, o programa do presidente assenta em algumas ideias pré-concebidas, pouco fundamentadas e (felizmente) difíceis de implementar. Muitas vezes criticado (sobretudo a partir do exterior), o sistema político norte-americano reagiu e demonstrou que tem instrumentos para prevenir abusos de poder. Medidas prioritárias como o veto migratório foram suspensas por tribunais. A própria reversão do Obamacare, uma das propostas estrela do programa Trump, tem sido sistematicamente bloqueada fruto dos desencontros entre a heterogénea base republicana do Congresso.

Leia o artigo completo no site do jornal ECO.

Photo by Thomas Kelley / Public domain

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Filipe Vasconcelos Romão

Associate Researcher at CEI-IUL. PhD in IR (Univ. Coimbra). Advanced Studies Diploma in International Politics and Conflict Resolution (Univ. Coimbra). Guest Professor at ISCTE-IUL. Professor at UAL. President of the Portugal - South Atlantic Commerce Chamber.

Leave a Reply