slot gacor maxwin slot gacor terbaru slot qris slot qris slot qris slot gacor thailand slot 2025 situs slot gacor slot gacor terbaru slot gacor 2025
"É possível votar num número dois “a pensar em Lula”?" - Changing World
BrazilDemocracyLatin AmericaViewpoints

“É possível votar num número dois “a pensar em Lula”?”

O investigador do CEI-IUL Marcelo Moriconi comenta, em entrevista ao Expresso, a candidatura de Lula da Silva às próximas eleições presidenciais do Brasil:

O registo da candidatura de Lula da Silva à Presidência do Brasil, esta quarta-feira, “volta a pôr a justiça em foco”, avalia ao Expresso o investigador do Centro de Estudos Internacionais (CEI) do ISCTE Marcelo Moriconi. Considerando ser “muito difícil a candidatura avançar”, o académico defende que o Partido dos Trabalhadores (PT) fez o que se esperava: “é uma medida natural e lógica, que pretende esticar o máximo possível” a popularidade do antigo Presidente, que está preso desde 7 de abril pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ao ser condenado em segunda instância, Lula encaixa na chamada “lei da ficha limpa”, o que inviabilizará a presença do seu nome no boletim de voto, apesar de continuar a figurar como favorito nas sondagens. Tudo parece um empecilho para a confirmação da candidatura de Lula. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, deverá deliberar que o candidato é inelegível para as presidenciais de 7 de outubro.

Leia a entrevista completa no site do Expresso.

 

Manifestação que acompanhou o registro da candidatura de Lula para as eleições presidenciais de 2018 / Fotografia por R.Cifuentes / CC-BY-SA-4.0
As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Marcelo Moriconi

Research Associate at CEI-IUL. Ph.D in Political Sciences (Universidade de Salamanca). Degree in Social Communication (Universidad Nacional de La Plata). Research interests: Corruption, Portuguese politics, Violence, Citizen Security, Public Administration, Political Theory, Latin American Affairs.