28 MAR | Aula Aberta: Do Médio Oriente à Eurásia

No dia 28 de Março às 20h30 na sala C4.05 (edifício II, ISCTE-IUL), o Doutoramento em Ciência Política, no âmbito da UC Relações Internacionais na época contemporânea, irá receber Felipe Pathé Duarte (ISCPSI e OBSERVARE) para uma Aula Aberta intitulada “Do Médio Oriente à Eurásia: fatores de instabilidade, riscos e ameaças para as relações internacionais”.

Sobre a palestra

Desde o final da guerra fria aos dias de hoje, as regiões do Médio Oriente à Eurásia apresentam diversos fatores de instabilidade, riscos e ameaças para as relações internacionais que importa explorar numa perspetiva epistemológica.

Sobre o orador

Felipe Pathé Duarte (1980) é professor auxiliar no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. É ainda consultor sénior na VisionWare-Sistemas de Informação SA para as áreas de geopolítica, análise de risco e segurança. É comentador residente de assuntos de segurança internacional na RTP. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra, fez mestrado e doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica. Desenvolveu um projecto de pós-doutoramento sobre segurança euro-mediterrânica na Universidade Autónoma de Lisboa, onde também leccionou. É autor dos livros No Crepúsculo da Razão (2007), sobre o terrorismo do pós-Guerra Fria e Jihadismo Global: das Palavras aos Actos (2015), sobre o pensamento estratégico jihadista. Prepara outro sobre violência política, subversão e acção directa. Foi investigador convidado na Universidade de Oxford (Saint Antony’s College) e no Homeland Security and Counterterrorism Program do Centre for International and Strategic Studies, em Washington DC. Integra o European Expert Network on Terrorism Issues e co-liderou o grupo de education & training da European Cyber Security Organization, da Comissão Europeia. Foi bolseiro Fulbright no programa US National Security Policymaking, a convite do Departamento de Estado Norte-Americano. É ainda professor convidado no Curso de Estado-Maior Conjunto, Curso de Promoção a Oficial General e no Curso de Estudos Africanos no Instituto Universitário Militar e em vários cursos na Academia Europeia de Polícia (CEPOL).

Photo: Official Internet Resources of the President of Russia /  CC 4.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-IUL (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-IUL aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply