CALL | Projeto ‘Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global’

Está aberto, até 7 de março, um concurso para um desenvolvimento de um estudo no âmbito do projeto ‘Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global’.

O CEI-Iscte e a AIDGLOBAL abrem um concurso, co-financiado pelo Camões I.P., para o desenvolvimento de um estudo no âmbito do projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2a Ed.)”. O concurso é aberto a jovens licenciados e mestres com interesse na área.

PROJETO

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2a Ed.)” pretende contribuir para o alcance dos Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável, a nível local e global, a partir da sensibilização e envolvimento dos jovens nos mecanismos de participação política. O projeto desenvolve-se a partir da capacitação e mobilização dos jovens e das entidades que trabalham com a juventude, como as associações juvenis e municípios, para as questões da Agenda 2030 e as prioridades da Cooperação Portuguesa, a fim de promover uma Cidadania Global.

AIDGLOBAL

A AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove diversos projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, em Portugal e, ainda, no âmbito da Literacia, em Moçambique, na Província de Gaza. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, pois a AIDGLOBAL acredita que a Mudança acontece pela Educação.

ATIVIDADE

  • Desenvolver o estudo “Diferentes formas de participação política em prol do Desenvolvimento”.

O estudo “Diferentes formas de participação política em prol do Desenvolvimento” tem como objetivo analisar diferentes formas de participação política utilizadas hoje em dia pelos jovens, como forma de participação cívica e defesa dos seus direitos, tendo como componente representativa as novas tecnologias. Procura-se compreender o que mobiliza os jovens e quais são os seus objetivos. Neste processo de investigação é necessário verificar se os temas que despertam interesse na juventude estão relacionados com os Direitos Humanos, a Agenda 2030 e as causas do Desenvolvimento.

Para tal, serão auscultados, através de diversos métodos de recolha e análise de informação, técnicos de juventude, jovens militantes e não militantes (nomeadamente, jovens líderes do movimento associativo ou jovens que tenham uma participação cívica ativa e interesse por estes temas). A Participação Política analisada, no contexto deste estudo, encontra-se intimamente ligada às questões da Educação para o Desenvolvimento, da Agenda 2030 e aos temas presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa.

REQUISITOS

  • Formação na área de Ciências Sociais ou áreas afins;
  • Excelente capacidade de escrita;
  • Domínio do inglês falado e escrito;
  • Conhecimento sobre mecanismos de participação política dos jovens;
  • Conhecimento na área de Educação para o Desenvolvimento, Cooperação para o Desenvolvimento e Agenda 2030;
  • Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador (Windows/Office);
  • Capacidade de autonomia, comunicação, gestão de tempo, organização e planeamento;
  • Raciocínio analítico e capacidade de síntese;
    Elevado sentido de responsabilidade e compromisso.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A. Avaliação Curricular (30%), refletindo o percurso científico, académico e profissional:

  • Habilitações académicas;
  • Adequação do percurso aos objetivos do projeto;
  • Interesse comprovado por questões de Política.

B. Avaliação de competências de escrita e carta de motivação (10%)

C. Conhecimentos de línguas (10%)

  • Sólidos conhecimentos da língua inglesa falada e escrita;
  • Fluência em língua portuguesa.

D. Conhecimento do terreno (10%)

  •  Experiência de trabalho em projetos.

E. Entrevista (40%)

Duração: 3 meses

Início previsto: 14 de março de 2022

Remuneração total: 2.000€ (IVA incluído)

O júri de seleção é constituído por: Professora Doutora Clara Carvalho, Professora Doutora Antónia Barreto e Dra. Maria Pacheco.

Os candidatos devem enviar um currículo e uma carta de motivação, especificando o seu interesse no projeto, até ao próximo dia 07 de março de 2022, para o seguinte e- mail: assistente.projectos@aidglobal.org.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leave a Reply