3 ABR | Conferência | 70 anos da Aliança Atlântica: da defesa coletiva à gestão de ameaças (in)comuns

A 3 de Abril, o Grupo de Estudos de Segurança e Defesa do ISCTE-IUL organiza a sua primeira conferência. O evento, dedicado ao tema “70 anos da Aliança Atlântica: da defesa coletiva à gestão de ameaças (in)comuns,” terá lugar no auditório B2.03 (edifício II, ISCTE-IUL).

A conferência contará com o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, como keynote speaker, e contará ainda com a presença de investigadores e profissionais de relevo que estudam e trabalham nesta área.

Sobre a conferência

Em 2019, a NATO assinala 70 anos de existência em paralelo com os 30 anos da queda do Muro de Berlim. Ao longo deste percurso, a Aliança Atlântica tem demonstrado uma enorme capacidade de adaptação, quer seja pelo alargamento das suas tarefas de defesa coletiva quer seja pela inclusão da gestão de crises e segurança cooperativa no seu mandato. No entanto, a conjuntura internacional é também cada vez mais caracterizada por crescentes revisionismos, tensões e novos (velhos) muros.

Neste sentido, surge a necessidade de refletir sobre o papel reservado para a Aliança Atlântica num mundo tão complexo quão exigente e em franca mudança. Tal urgência é especialmente reforçada quando atendendo a ameaças que não conhecem fronteiras e exigem respostas consertadas. Em particular, o terrorismo transnacional e o uso malicioso do ciberespaço manifestam-se hoje de forma amplamente visível na ordem do dia e merecem por isso um debate aprofundado.

Esta conferência visa assim situar a NATO por entre alguns dos principais temas de maior tensão global e refletir sobre as suas perspectivas coletivas futuras, com vista a contrariar tensões e divisões existentes ao nível das relações transatlânticas.

Programa

10h00 | Sessão de Abertura

Maria de Lurdes Rodrigues (Reitora ISCTE-IUL)
Helena Carreiras (Diretora ESPP-IUL)
Luís Nuno Rodrigues (Diretor CEI-IUL)

 

10h30 | Keynote speaker

SE Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho

 

11h00 | Painel I: Os próximos 70 anos da NATO

Carlos Gaspar (IPRI-NOVA)
Ana Isabel Xavier (UAL)
Bruno Cardoso Reis (CEI-IUL)
Inês Marques Ribeiro (CEI-IUL)

Moderador: Pedro Seabra (CEI-IUL)

 

14h00 | Painel II: NATO e o Terrorismo Transnacional

Felipe Pathé Duarte (ISCPSI)
Carlos Branco (IPRI-NOVA)

Moderadora: Joana Lopes (CEI-IUL)

 

15h30 | Painel III: NATO e o Ciberespaço

Sofia de Vasconcelos Casimiro (Academia Militar/FDUL)
João Barbas (IDN)

Moderadora: Sofia Martins Geraldes (CEI-IUL)

 

17h00 | Sessão de Encerramento

Ana Paula Moreira (Ministério dos Negócios Estrangeiros)

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply