9 ABR | Conferência “The dynamics of Israeli-Palestinian relations”

Dia 9 de Abril terá lugar mais uma conferência do ciclo de conferências do doutoramento em Ciência Política do ISCTE-IUL, a partir das 18 horas, no Auditório B1.03 (Edifício II, ISCTE-IUL), sobre o tema “The dynamics of Israeli-Palestinian relations“, numa parceria com o Mestrado de Antropologia do ISCTE-IUL. O evento contará com Giulia Daniele (CEI-IUL) e Miguel Vale de Almeida (ISCTE-IUL) como oradores e com os comentários de Ana Santos Pinto (FCSH-UNL; IPRI-UNL) e Joana Villaverde (artista plástica). A entrada é livre.

Sobre os conferencistas

Investigadora no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) e investigadora visitante no Centre for Research on Migration, Refugees and Belonging (CMRB) da Universidade de East London (UEL). Licenciada em Estudos Internacionais (2005) e Mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos (2007) na Universidade de Turim, completou o doutoramento em Políticas, Direitos Humanos e Sustentabilidade (Universidade de Exeter e Escola de Estudos Avançados Sant’Anna) em abril de 2012. A sua tese de doutoramento combinou um estudo sobre mulheres ativistas políticas na Palestina e em Israel com as teorias feministas de construção de género e construção de paz em ambiente de conflito caracterizado por lutas étnicas, nacionais, religiosas e diferenças de classe. Os seus interesses de pesquisa centram-se no Médio Oriente, sobretudo no conflito israelo-palestiniano; ativismo feminino no Médio Oriente e Norte de África, movimentos sociais, estudos de género, questões de resolução de conflito e narrativas etno-nacionais. É autora do livro Women, Reconciliation and the Israeli-Palestinian Conflict: The Road Not Yet Taken (Routledge, 2014).

Antropólogo e Professor Universitário, Miguel Vale de Almeida é uma referência na área dos direitos humanos, destacando-se em questões raciais, étnicas e de género. Activista LGBTQ, foi deputado à Assembleia da Rapública entre 2009 e 2011. Actualmente, é Professor Associado (com Agregação) e Director do Departamento de Antropologia no ISCTE-IUL e Investigador Integrado no CRIA-IUL.

Para assistir à conferência em directo clique aqui.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mónica Canário

Research Assistant at CEI-IUL. Ph.D. Candidate in Political Science, specialisation in International Relations (ISCTE-IUL).

Leave a Reply