Aprovada a segunda fase do projeto “Os Jovens na Política”

O Centro de Estudos Internacionais do Iscte participa da parceria entre a AIDGLOBAL (organização coordenadora) o Instituto Português da Juventude, o Conselho Nacional da Juventude e a Federação Nacional de Associações Juvenis que irá promover a segunda fase do projeto “Os Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global” co-financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no âmbito da linha de financiamento de Educação para o Desenvolvimento.

O projeto visa contribuir para um maior envolvimento dos cidadãos portugueses nas questões do desenvolvimento internacional através da promoção da Cidadania Global nas Juventudes Partidárias. Apesar da existência de um consenso entre a generalidade dos partidos com representação parlamentar sobre a importância da cooperação internacional e da educação para o desenvolvimento, verifica-se que estas temáticas recebem ainda pouca atenção por parte dos decisores políticos. Dada a centralidade dos partidos na definição das políticas públicas, nesta segunda fase do projeto dar-se-á continuidade ao trabalho de sensibilização das juventudes partidárias com o propósito de contribuir para a formação de dirigentes políticos mais atentos e interessados ao desenvolvimento.

Durante a primeira fase do projeto foi realizado um estudo diagnóstico sobre desenvolvimento e juventudes partidárias que esteve na base de um policy paper com propostas concretas nesta área. Foi realizado um curso sobre cidadania global, em formato b-learning, de 50 horas, dirigido a jovens militantes e uma campanha de comunicação nas redes sociais “Os jovens não dão votos”, apelando à participação cívica, numa ótica de contribuir para um desenvolvimento sustentável e equitativo.

No âmbito local, foram realizadas atividades com todas as juventudes partidárias ou partidos com assento no Conselho Municipal da Juventude de Loures, um debate no Conselho Municipal de Juventude de Loures em torno de temas ligados à Educação para o Desenvolvimento e a integração de temas do Desenvolvimento na iniciativa “Março Jovem” promovida pela Câmara Municipal de Loures.

Ao longo da segunda fase do projeto dar-se-á continuidade ao trabalho de comunicação e sensibilização sobre o tema junto das juventudes partidárias e será realizado um fórum nacional sobre Jovens, Desenvolvimento e Cidadania Global.

Foto de AIDGLOBAL / todos os direitos reservados

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply