“Ação em Palma visa dividir meios militares de Maputo”

O investigador do CEI, Fernando Jorge Cardoso, foi entrevistado pela Lusa na sequência do ataque a Palma, a 24 de março, em Moçambique.

Fernando Jorge Cardoso considera que o ataque a Palma constitui a ação de maior visibilidade dos insurgentes no norte de Moçambique e visa desviar os recursos militares de Maputo da reconquista de Mocímboa da Praia.

“O ataque a Palma é um ataque particularmente importante do ponto de vista de visibilidade porque ele aparece colocado nos órgãos de informação internacionais dos principais países ocidentais particularmente nos Estados Unidos”, considera.

“Independentemente da má governação de Moçambique, da existência de abusos de autoridade e independentemente do desleixo por parte das autoridades locais que existe, não estou a ver que o Governo moçambicano esteja interessado em perder esta guerra”, acrescenta.

Leia o resto da entrevista aqui.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.
Foto de Luis Miguel Fonseca/EPA via Observador

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Fernando Jorge Cardoso

Researcher at CEI-IUL. PhD in Economics (ISEG). Previously: lecturer and director of the Faculdade de Economia at Eduardo Mondlane University, governmental advisor, lecturer at UML, ISG, Universidade Fernando Pessoa, IEEI. Research coordinator at the IMVF. Consultant for development aid programs in Angola, Mozambique and Cape Verde. He has widely published on African issues, development, and international relations.

Leave a Reply