“Província de Cabo Delgado é marcada pelo desemprego, pela pobreza”

Os investigadores do CEI, Fernando Jorge Cardoso e Cláudia Almeida, foram ouvidos pela plataforma Sapo 24 a propósito dos problemas associados aos conflitos em Cabo Delgado, Moçambique.

Fernando Jorge Cardoso argumenta que este conflito apenas cessará quando for assinado um acordo com a Tanzânia sobre gás natural. O investigador afirma que a relação entre os dois países apenas melhorará “se o governo tanzaniano entrar na partilha de alguns dos benefícios do gás”.

Cláudia Almeida, por sua vez, chama a atenção para a necessidade de se contemplar o que poderá acontecer entre as empresas que exploram o gás natural, o governo e as populações locais. A investigadora afirma ainda que “A questão das terras é fundamental para perceber o que se está a passar em Cabo Delgado”.

Leia o artigo no site Sapo 24.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Foto de F Mira / CC BY-SA 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-IUL (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-IUL aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply