Eleições em Israel em 2021

É uma loucura fazer sempre a mesma coisa e esperar um resultado diferente.” Este é um ditado famoso de Albert Einstein (se for verdade), que acabou de ser comprovado pelos eleitores israelitas. O resultado das quartas eleições realizadas em Israel em menos de dois anos não trouxe nada de dramaticamente novo para ninguém. Parece que a situação política pós-eleitoral é ainda pior.

De acordo com os resultados publicados, o atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, juntamente com os seus aliados mais próximos, obteve 52 dos 120 assentos no Knesset israelita. Os seus opositores, que lutam para o tirar do poder, conseguiram 57. Existem apenas dois partidos no meio que não declararam a sua posição nas próximas negociações sobre a possível coligação, não se comprometendo com nenhum dos lados. Há o partido de direita Yamina (“Direita”), do ex-ministro Naftali Benet, com sete lugares, e o partido do árabe israelita Mansour Abbas, denominado Lista Árabe Unida (“Ra`am”), com quatro lugares. Teoricamente falando, o bloco de Netanyahu poderia potencialmente incluir na coligação o partido Yamina e garantir que a lista dos Árabes Unidos lhe dê apoio fora do governo. Dessa forma, ele teria 63 deputados e a maioria no Knesset. Mas esta é apenas uma teoria.

Portanto, do lado direito da cena política israelita existe um grupo de partidos ligados basicamente à mesma ideologia. Eles são estáveis ​na opinião pública e o primeiro-ministro Netanyahu tem apoio de um quarto do eleitorado do país. Ele é o único líder dos “tempos antigos”, e as pessoas ligam o sucesso da vacinação diretamente a ele e continuarão a votar nele independentemente de qualquer outra coisa. Mas Netanyahu representa a continuação do julgamento por corrupção, e isso não vai ser fácil para o primeiro-ministro em exercício do país.

Continue a ler o artigo no Diário de Notícias.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador. 

Photo by Alan Santos/PR / Via Flickr

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mirko Stefanovic

Reseacher at CEI-IUL. Associate Professor at Law School of University NOVA in Lisbon. A Lawyer by education, he served as State Secretary and General Secretary at the Ministry of Foreign Affairs of Serbia. Between 1992 and 2001 he was Ambassador of Yugoslavia in Israel and between 2011 and 2015 he was Ambassador of Serbia in Portugal.

Leave a Reply