Financiamento excecional FCT & AICIB: RESEARCH 4 COVID-19

A FCT em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) abriu hoje, dia 24 de março, uma linha de financiamento excecional, o “RESEARCH 4 COVID-19”. Esta iniciativa visa apoiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D) já em curso ou a desenvolver e que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Considerando a evolução dinâmica e rápida da situação e o contexto de incerteza em que vivemos, este apoio terá dois períodos para a apresentação de propostas:

• O primeiro prazo de candidatura decorrerá até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 5 de abril de 2020;

• O segundo período terá em conta a evolução da situação e só será anunciado findo o primeiro período.

O financiamento de cada projeto será até 30 mil euros, para além dos recursos próprios associados a reorientação de equipas e atividades de I&D em curso nas unidades de I&D apoiadas pela FCT. Nesta fase, e desde já, a FCT disponibilizará uma dotação orçamental de 1,5 milhões de euros para este programa, a financiar por fundos nacionais através do orçamento da FCT.

Os projetos e iniciativas de I&D podem considerar novas ferramentas de prevenção, desenvolvimento terapêutico, métodos de diagnóstico, estudos clínicos e epidemiológicos, assim como atividades de I&D que incluam uma componente sociocultural e ações de promoção de uma sociedade resiliente com capacidade de enfrentar o atual contexto de incerteza em que vivemos, sobretudo na população mais idosa e em grupos de maior risco.

Este apoio é dirigido a unidades de I&D das instituições do ensino superior e seus institutos, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos, Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que poderão apresentar propostas individualmente ou em parceria, sendo obrigatória a participação de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde. Entidades empresariais podem participar desde que em parceria com instituições de investigação.

A avaliação das propostas de I&D será feita por uma comissão que integra peritos designados pela FCT e a AICIB. O resultado da avaliação das propostas do primeiro período será comunicado até 20 de abril.

Mais informações na página RESEARCH 4 COVID-19

Photo by JC Gellidon on Unsplash [cropped]

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-IUL (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-IUL aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply