PUBLICAÇÃO | Relações diplomáticas entre Portugal e a UNESCO

Raquel Valente dos Santos, investigadora do CEI-Iscte, publicou um artigo na Revista Portuguesa de História.

O artigo “Relações diplomáticas entre Portugal e a UNESCO. A visita de Amadou-Matar M’Bow a Portugal em agosto de 1977″ foi publicado na Revista Portuguesa de História.

Resumo

Com a democratização da sociedade portu-guesa e iniciado o processo de descolonização, procurou-se reforçar a presença de Portugal junto da comunidade internacional. Portugal regressa à UNESCO em 1974, após ter abandonado o estatuto de Estado-Mem-bro no ano de 1972, em sequência da aprovação, por parte da UNESCO, de um conjunto de resoluções condenando a sua política colonial. Através do recurso a documentação de arquivo, nomeadamente, do Arquivo Histórico–Diplomático, e Arquivo Oliveira Salazar, bem como pela consulta de periódicos portugueses, o artigo centra-se na relevância da visita do Diretor-geral da UNESCO, Amadou-Mahtar M’Bow, a Portugal em 1977, procurando-se verificar quais os contactos estabelecidos, e os progressos alcançados em áreas sob domínio da referida organização internacional.

Palavras-chave: Amadou-Mahtar M’Bow; Nações Unidas; Política Externa Portuguesa; Portugal; UNESCO.

Aceda aqui à versão completa.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Leave a Reply