“São controversas e críticas as conclusões do último Conselho Europeu”

A investigadora do CEI-IUL Ana Isabel Xavier foi convidada do programa Olhar o Mundo da RTP3 para comentar os recentes desenvolvimentos em matéria de políticas migratórias Europeias ao nível dos Estados Membros e ao nível supranacional.

Segundo a investigadora, a Presidência Austríaca do Conselho da UE procura “enfatizar a importância de fomentar os canais legais de migração para a Europa”. Ana Isabel Xavier recordou, em tom crítico, que as quotas de realocação de migrantes deixaram de ser obrigatórias, apesar de a migração na Europa ter diminuído.

Assista aos comentários da investigadora co CEI-IUL no site da RTP3.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Ana Isabel Xavier

Collaborator at CEI. PhD in International Relations (Coimbra University), post-graduation in Human Rights and Democratisation (Coimbra University), Master degree in Sociology (Coimbra University), Undergraduate degree in International Relations (Coimbra University). Research interests: European Union, Security & Defence, Human Security, Human Rights & Globalization

Leave a Reply