7 MAR | Século da China: Introdução a uma visão de conjunto

No dia 7 de março decorrerá a primeira iniciativa no âmbito do novo ciclo de conferências, organizado pelo CEI-IUL, intitulado “China e Extremo Oriente: desafios e futuro”. 

A primeira sessão conta com a participação de Sérgio Martins Alves, secretário geral e director executivo da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), uma instituição que tem como objectivo fomentar a dinamização das relações económicas e comerciais e facilitar a interacção entre as empresas e instituições dos dois países.  Com a comunicação “O Século da China: Introdução a uma visão de conjunto”, Sérgio Martins Alves abordará o impacto global da China, a velocidade e a escala do fenómeno: da geopolítica à economia e cultura.

A iniciativa vai ter lugar no Auditório 1 (Ed. I, ISCTE-IUL), às 18h. A entrada é livre.

Sobre o convidado

Sérgio Martins Alves é secretário geral e director executivo da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, consultor de assuntos internacionais e promotor cultural. Foi adjunto diplomático do Gabinete do Primeiro Ministro (2005 a 2011), assessor do Presidente da Internacional Socialista e secretário-executivo do Grupo de Alto Nível para a reforma da ONU, alem de colaborador do departamento internacional do Partido Socialista. Entre 1997 e 2004, foi assessor de imprensa no Ministério dos Negócios Estrangeiros e na Presidência da Organização de Segurança e Cooperação Europeia (OSCE), fez jornalismo no Diário de Notícias e na revista Focus, e assessorou a administração de uma empresa de comércio internacional 

Licenciado em Relações Internacionais, tem pós-graduações em História das Relações Internacionais e em Ciência Política, pela Universidade Autónoma de Lisboa, ISCTE e Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, respetivamente. Efectuou diversas formações de carácter técnico. É doutorando na Universidade Nova de Lisboa e as suas áreas de interesse cobrem a geopolítica, resolução de conflitos, politica externa portuguesa e negócios internacionais. 

 

Photo Presidente da República na IV Gala Portugal-China by Presidência da República

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply