“Eventos traumáticos podem acelerar mudanças no sistema internacional”

O investigador e diretor do CEI, Luís Nuno Rodrigues, foi ouvido pelo Diário de Notícias para comentar as implicações geopolíticas da pandemia causada pelo COVID-19 ao nível internacional.

Segundo o investigador, “eventos traumáticos e de grande impacto, como por exemplo a Segunda Guerra Mundial, podem funcionar como aceleradores de mudanças já em curso no sistema internacional”.

No que respeita às eleições americanas e à prestação de Donald Trump, Luís Nuno Rodrigues chama a atenção para a possibilidade de esta crise poder “levar o eleitorado americano a pensar duas vezes no modo como os americanos têm acesso à saúde” mas, em última análise, duvida que esta questão se torne decisiva para as eleições Presidenciais previstas para este ano.

Leia o artigo completo no site do Diário de Notícias.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Photo by Aksonsat Uanthoeng from Pexels

 

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luís Nuno Rodrigues

Director and researcher at CEI-IUL. Associate Professor at ISCTE-IUL. Editor of the Portuguese Journal of Social Science. Ph.D in American History (University of Wisconsin). Visiting professor at Brown University.

Leave a Reply