Mário Soares e o seu Otimismo Latino-americano

Mário Soares morreu a lutar pela vida.

Após 25 dias internado nos cuidados intensivos, sucumbiu à inexorável morte que o leva à sua nova morada onde sempre será recordado como “o maior herói da democracia portuguesa”. Soares morreu como um digno membro de uma sofredora geração de portugueses que arriscou tudo pela liberdade, se esforçou ao máximo por superar a pobreza, trabalhou para a consolidação da democracia, recuperou a posição geopolítica mundial para a sua pátria e enfrentou as crises económicas e financeiras defendendo a validade da justiça social. É um exemplo para os democratas do mundo.

Numa noite de maio de 2013, tive a oportunidade – com outros embaixadores latino-americanos – de partilhar com Mário Soares uma longa conversa onde, com essa simpatia cúmplice e muito latina, contou uma história especial que une Portugal à luta pela democracia na América Latina.

Continuar a ler o artigo no DN.

Mário Soares. Photo by Hans Peters / Anefo (cropped) / CC BY-SA 4.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luis Fretes Carreras

Associate researcher at CEI-IUL. Guest Auxiliary Professor at ISCTE-IUL. Former Ambassador of Paraguay to Portugal. Research interests: IR, democracy and transitions, latin-american studies.

Leave a Reply