Médio Oriente: Planos de paz instáveis

A recente declaração do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de que o problema dos refugiados do Médio Oriente seria resolvido dando apoio às forças turcas na Síria, é um exemplo muito bom de quais são as últimas tendências nesta parte do mundo. É mais uma tentativa para chegar a um acordo com alguém à custa de terceiros que não estão envolvidos nas negociações.

A Turquia é extremamente sensível ao que está a acontecer dentro da Síria, perto das suas fronteiras. Os turcos não querem ver ninguém que lhes seja hostil do outro lado da vedação. Assim, eles estão a enviar uma mensagem clara de que os refugiados serão usados ​​como elemento de pressão para se livrarem das críticas da UE às suas ações do outro lado da fronteira. Isto significa que o presidente turco estaria pronto para chegar a um acordo com a UE que não será apenas financeiro, como era até agora, mas também político (apoio na Síria). Este acordo fictício daria mais liberdade às forças turcas para investirem contra o exército do presidente sírio Bashar al-Assad em Idlib e contra as forças curdas. Portanto, haveria um acordo entre a Turquia e a UE envolvendo um terceiro país que não faz parte do acordo.

Continue a ler o artigo no site do DN.

Photo by aladdin hammami on Unsplash

The opinions expressed in this text are solely the author’s point of view and do not bind the Center for International Studies, its Director or any other researcher.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mirko Stefanovic

Reseacher at CEI-IUL. Associate Professor at Law School of University NOVA in Lisbon. A Lawyer by education, he served as State Secretary and General Secretary at the Ministry of Foreign Affairs of Serbia. Between 1992 and 2001 he was Ambassador of Yugoslavia in Israel and between 2011 and 2015 he was Ambassador of Serbia in Portugal.

Leave a Reply