Óbito/Dhlakama: Morte “pode fragilizar” processo democrático moçambicano

O investigador [do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL] italiano Luca Bussotti considerou hoje que a morte do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, “pode fragilizar” o processo democrático em Moçambique, que já tem vindo a enfrentar “vários problemas” nos últimos anos.

Em declarações à agência Lusa, o investigador do ISCTE referiu que o processo democrático em Moçambique tem sido afetado por várias situações como a transição do Governo de Armado Guebuza ou as eleições de 2014 em que “houve sérios problemas em termos de credibilidade e transparência”.

Além disso, com a descoberta da dívida oculta de mais de 2 mil milhões de dólares “o país ficou ainda mais fragilizado” e em termos de liberdade de imprensa “o país caiu nos ‘rankings’ internacionais, devido a mortes e torturas de jornalistas”, referiu, considerando que a morte do líder da oposição “fragiliza ainda mais” a situação democrática de Moçambique, que já “é extremamente preocupante”.

Mas, considerou o académico, que vive atualmente em Moçambique, a morte de Dhlakama fragiliza sobretudo a Renamo “porque não existe uma figura que o substitua de imediato”.

Questionado sobre se a morte do líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) pode significar um revés nas negociações de paz com o Governo, Luca Bussotti considera que “pode até acelerar o processo porque a Renamo quer desencadear a sua campanha eleitoral sem grandes constrangimentos”

Leia o artigo na íntegra no site do DN.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Photo by Leandro Neumann Ciuffo / CC BY 2.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Luca Bussotti

Researcher at CEI-IUL. PhD in Development Sociology (Univ. degli Studi di Pisa). Scientific Coordinator of the research program “Media e violações dos Direitos Humanos na África Lusófona”, funded by CODESRIA. Research interests: development, Italy and Lusophone Africa, Mozambique. Previously: lecturer at the Department of Social Sciences, Univ. degli Studi di Pisa) and coordinator of the Master program in Comunication and Development Cooperation of the UEM.

Leave a Reply