O renascimento da China

O bom augúrio que o Ano do Rato traz, com a abundância e a versatilidade nos negócios, é também aquilo que a China precisa para enfrentar a animosidade dos EUA e as reticências da maioria dos países ocidentais face a projetos como a Nova Rota da Seda ou a Grande Baía.

No passado fim de semana, a comunidade chinesa reuniu-se em Lisboa para celebrar o Novo Ano chinês que chegará a 25 de janeiro. Na tradição chinesa, o novo ano é um período de renascimento que já anuncia o fim do inverno, as novas colheitas e uma oportunidade para encetar um novo ciclo. Este ano, consagrado ao rato, auspicia um bom ano para os negócios e para tomar riscos, devendo ser, por isso, um ano de abundância e concretizações.

O evento que percorreu as ruas da capital portuguesa e também montou um palco na Alameda Afonso Henriques proporcionou pequenas amostras da cultura chinesa, sempre com grande destaque para a gastronomia ou não fossem os portugueses e os chineses apreciadores de um bom repasto. É nesta época do ano que as famílias se juntam, os amigos se reveem e os novos projetos e alianças ganham forma.

Contudo, o novo ano chega ensombrado pela descoberta de um novo vírus da pneumonia, pela primeira vez foi identificado na China. Já outros países soaram o alarme por terem identificado pessoas afetadas com o mesmo vírus. Espera-se uma epidemia que poderá tomar contornos mundiais. Como resposta, a China demonstrou a sua vontade de colaborar com a Organização Mundial de Saúde e fornecer todos os dados que permitam combater esta ameaça à saúde pública, chegando mesmo a criminalizar todos aqueles que obstruam o progresso desta investigação. Claro, que a mobilidade, típica desta época do ano, poderá constituir um obstáculo à circunscrição do vírus.

Os parágrafos precedentes, embora paradoxais parecem explicar a chegada deste novo ano e da nova década. 2020 será um ano caracterizado pela imprevisibilidade e pela necessidade de procurar novos olhares sobre relações e espaços antigos. Um dos países em que os olhares ocidentais terão de encontrar um novo rumo é precisamente a China. Potência regional que, em breve, poderá assumir contornos globais, a China propõe novos projetos como a Nova Rota da Seda ou a Grande Baía do Delta do Rio das Pérolas que, independentemente da vontade dos países ocidentais, serão realizados. A única incógnita reside na forma como estes projetos poderão evoluir, dependendo do apoio (ou falta deste) aos mesmos, sobretudo, por parte de países europeus.

Leia o artigo completo na página do Jornal Económico.

 

Fotografia por IQRemix / CC BY-SA 2.0

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Cátia Miriam Costa

Researcher at CEI-IUL. PhD in Literature (Univ. Évora). Master in African Studies (ISCSP-UTL). Undergraduate studies in International Relations (ISCSP-UTL). Research interests: intercultural relations, colonial and post-colonial studies, international communicaion, discourse analysis. Work experience: Think tanks and Economic and scientific diplomacy.

Leave a Reply