O CEI é parceiro num projecto sobre Segurança Alimentar

O Centro de Estudos Internacionais do Iscte é parceiro de um consórcio internacional num projecto Horizonte 2020 sobre Segurança Alimentar sustentável na Europa e para além da Europa.

Ana Larcher Carvalho e Ulli Schiefer são os investigadores do CEI integrados neste projecto que responde ao desafio societal de assegurar Segurança alimentar sustentável na Europa e para além das suas fronteiras. O projecto “Fruit Flies- Integrated Pest Management” (FF-IPM) implica uma abordagem focada nas interfaces económicas, ambientais e sociais da produção alimentar e a exploração das ligações entre ecossistemas, produção alimentar e saúde e bem-estar dos consumidores. Em particular, responde ao desafio de mitigar “riscos novos e emergentes para a protecção das plantas” e procura formas de diminuir o impacto de pragas que ameaçam a fruticultura europeia e internacional, nomeadamente novas populações de mosca da fruta.

Várias equipas de investigadores trabalham em novas abordagens de gestão destas pragas baseadas em modelações multinível e em estratégias sustentáveis do ponto de vista social, económico e ambiental. O consórcio pretende reduzir os custos económicos destas pragas, substituir o uso de químicos por alternativas mais ecológicas e, ao mesmo tempo, diminuir as barreiras técnicas fitossanitárias ao comércio internacional de fruta que prejudicam os produtores noutros continentes, nomeadamente os produtores africanos.

Compete à equipa do Iscte integrar as metodologias das ciências sociais e económicas nas diversas fases do projecto, e articular uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre os impactos societais, integrando as perspectivas de múltiplos stakeholders.

Neste âmbito, o Iscte participou na kickoff meeting e em três stakeholder workshops na Grécia em que estiveram presentes cientistas, representantes das organizações europeias e nacionais para a protecção de plantas, agricultores, cooperativas agrícolas e representantes da indústria agro-alimentar e da administração pública de vários países. Os encontros serviram para perceber as dificuldades que produtores e outros actores encontram na gestão de pragas e explorar formas de como adaptar a investigação a estas necessidades.

O projecto teve início em Setembro de 2019, tem a duração de quatro anos e um financiamento de seis milhões de euros. O consórcio conta com a participação de 21 instituições de 15 países e mais de 60 investigadores das diversas áreas. Consulte mais informação sobre este projecto em https://fruitflies-ipm.eu/

This slideshow requires JavaScript.

 

[Fotografias por Ana Catarina Larcher e projecto FF-IPM / Todos os direitos reservados]

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

CEI IUL

CEI-Iscte (Centre for International Studies) is a university-based multidisciplinary research center at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). CEI-Iscte aims at promoting interdisciplinary research in Social Sciences, International Relations and Economy, focusing in its areas of geographic specialisation: Africa, Asia, Europe, and Transatlantic Relations.

Leave a Reply