Dhlakama: Processo de paz sem retrocesso, mas Renamo sofre “grande revés”

O investigador Fernando Jorge Cardoso afastou hoje um retrocesso nas negociações de paz em Moçambique após a morte do líder da oposição, mas considerou que a morte de Afonso Dhlakama é “um revés” para a Renamo, sem sucessor natural.

“O processo que Afonso Dhlakama iniciou com o atual Presidente de Moçambique e da Frelimo, Filipe Nyusi, está suficientemente consolidado para que o machado de guerra seja enterrado de vez”, considerou hoje, em declarações à Lusa, o especialista em estudos africanos do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, coordenador de estudos estratégicos da organização não-governamental Instituto Marquês de Valle Flôr e diretor-executivo do Clube de Lisboa.

O professor recordou que “está tudo acertado para a integração definitiva dos últimos homens do Dhlakama em serviços públicos e nas forças de defesa e de segurança, e a modificação das leis eleitorais também está acordada”.

“Julgo que não vai haver um voltar atrás relativamente a isto”, sustentou, assinalando que isso não interessaria “aos membros, principalmente à parte civil, da Renamo”, nem ao Governo moçambicano, “que está dependente deste sinal importante para conseguir uma maior boa-vontade dos credores internacionais, que estão à perna com as consequências da dívida escondida moçambicana”.

Fernando Jorge Cardoso admite um “ligeiro atraso” neste processo, que não ficará contudo em causa.

Leia o artigo na íntegra no site Notícias ao Minuto.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Photo

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Fernando Jorge Cardoso

Researcher at CEI-IUL. PhD in Economics (ISEG). Previously: lecturer and director of the Faculdade de Economia at Eduardo Mondlane University, governmental advisor, lecturer at UML, ISG, Universidade Fernando Pessoa, IEEI. Research coordinator at the IMVF. Consultant for development aid programs in Angola, Mozambique and Cape Verde. He has widely published on African issues, development, and international relations.

Leave a Reply