Intervenção militar da CPLP em Cabo Delgado “está fora de questão”

O investigador do CEI-Iscte, Pedro Seabra, foi entrevistado pela DW África, onde refletiu sobre os contornos de uma possível intervenção da CPLP em Cabo Delgado.

Pedro Seabra considera que uma eventual intervenção militar da CPLP em Cabo Delgado “está fora de questão”, e acrescenta que “(…) é importante distinguirmos entre um contributo a nível humanitário e um contributo militar. E perante a situação no terreno em Cabo Delgado e diante das dificuldades que Moçambique continua a enfrentar nesse âmbito, acho o mais expetável é que possamos vir a assistir mais apoio da CPLP a título humanitária, como o foco nos refugiados do que propriamente esperar algum tipo de posição conjunta em termos de apoio militar às forças governamentais moçambicanas.”

Leia o resto da entrevista aqui.

As opiniões expressas neste texto representam unicamente o ponto de vista do autor e não vinculam o Centro de Estudos Internacionais, a sua direcção ou qualquer outro investigador.

Foto de Paulo Novais (Lusa) / Via Observador

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Pedro Seabra

Researcher at CEI-IUL. Ph.D. in Comparative Politics (2016, ICS-UL); M.A. in Political Science and IR (2011, FCSH-Nova); Undergraduate studies in Law (2008, Univ. Porto).

Leave a Reply